Há algumas controvérsias sobre onde surgiu e quando surgiu essa festa. Alguns declaram que se iniciou na China, e outras na Europa ( França, Inglaterra, Alemanha), e não há certezas de quando, não existe uma data precisa, mas acredita-se que tenha dado início nos meados do século XIX.
Em uma coisa,porém , todos são unânimes: a festa tem o objetivo claro que é apresentar à sociedade a menina que a partir de então se torna mulher. As moças daquela época não eram vistas nas ruas livremente, quando muito, saiam com os pais ou mucamas, e com o rosto coberto por um véu. Ao completar os sonhados 15 anos ela ganhava um pouco mais de liberdade, sendo liberada pelo pai a ser cortejada e casar-se. O objetivo básico era esse, arrumar um casamento.
A cerimônia era regada de requinte e ritos. a moça entrava com um vestido simples, com estampas infantis, e a meia noite trocava por um belo vestido glamouroso, estilo princesa. Há também o rito da troca de sapatilhas por salto alto, simbolizando que a partir de então a moça pode dar seus próprios passos. no bolo tinha que ter 15 velas, e a moça devia apagar uma por uma, reafirmando que entende a transição que está passando, e claro a valsa com o papai, que era o ponto alto da festa, o pai valseando e mostrando a bela moça pelo salão ( quase uma feira " quem vai querer")rsrsrsrsrs.
No Brasil essa tradição começou na década de 50 no século XX, as famílias nobres faziam a festa com o mesmo objetivo encontrado em outros lugares ( brasileiro adora imitar europeu). Na década de 80, com tantas revoluções não cabia mais a realização da tal festa com os moldes arcaicos que se submetia, então as moças passaram a preferir ir à Europa do que fazer festa tipo européia. Nos anos 90-2000, a festa ganha força novamente, mas agora , com o surgimento de novas classes sociais, a festa passou a significar status social. Quem faz a festa tem dinheiro, é emergente social,e com isso, gera uma "disputa" para se descobrir quem tem mais. Resultado: Uma festa mais cheia de detalhes do que a outra, um vestido mais "Barbie" do que o outro, e assim por diante.
Nos dias atuais predominam as duas vertentes: viagem e festa, e vale lembrar que a entrada de novas classes econômicas no mercado de consumo, leva muitas meninas a realizarem a festa por causa das mães, que sonharam com a festa mas não podiam realizar, então se realizam nas filhas, principalmente, as mulheres afrodescendentes*.
Usei o termo afrodescendente, por protocolo, porque somos pretas mesmas.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Debutante
http://www.festa15anos.com/index.php?option=com_content&view=article&id=69..
http://www.debutanteeseus15anos.com.br/bailes-de-debutantes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário