sexta-feira, 12 de abril de 2013

História dos bailes de Debutantes

Derivada do Francês Débutante, que significa estreia ou mesmo iniciante, a palavra Debutante é utilizada tradicional para a representação da adolescente que está completando os seus 15 anos. Período marcado pelo ritual de passagem da menina para a mulher, onde será apresentada à sociedade.
 
Um ritual de passagem
Baile de debutantes é considerado um ritual de passagem da infância à vida adulta de uma adolescente, neste momento os seus pais a apresentavam à sociedade inicianso uma nova fase em sua vida. Antigamente, era nesta data, que a jovem adolescente tinha permissão de seus pais para usar roupas mais adultas, frequentar reuniões sociais e namorar, é claro né rsrsrs.  Ou seja, literalmente era uma data marcada para a menina se tornar definitivamente uma mulher. Agora podemos imaginar como esta data deveria ser tão esperada pelas joven,né ?
 
E onde surgiu o baile de debutante hein?
Segundo pesquisas realizadas via internet… Os bailes de debutantes surgiram na Europa antiga, mais precisamente nos territórios que hoje conhecemos como França, Alemanha, Inglaterra e Áustria. As famílias nobres destas regiões realizavam um grande baile para a sociedade da época. No entanto além das razões já mencionadas acima, os bailes também tinham a função de atrair pretendentes para a jovem debutante.
 
Ápice da festa de uma debutante…
O ápice da festa acontece quando a debutante troca o vestido para dançar a tão aguardada valsa com seu pai. 
 
A Valsa
As danças dos bailes de debutantes variavam com os costumes locais de cada região que a festa era realizada, mas a valsa – uma mistura de danças de camponesas austríacas e alemãs – tornou-se a preferida e praticamente uma dança oficial de qualquer evento europeu da época. Porém até hoje fazem o maior sucesso. Teremos um post só com algumas valsa para vocês curtirem um pouquinho mais…

Tradição que se propaga 
A tradição parece ter se propagado com força total após a revolução Francesa, visto que muitas famílias nobres em fulga da guerra civil viram-se obrigadas a migrar para a colônias europeis, como Estados Unidos e Brasil. Aqui, os bailes de debutantes literalmente "ferveram" na década de 1950, com direito a espaço em colunas sociais e concursos de todos os tipos. Atualmente as festas ocorrem de diferetes formas variando de acordo com o gosto de cada debutante.
 
 
Fonte: 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário